fbpx
Menu

Existem diversos costumes antigos que estão presentes até os dias atuais, alguns sofrem algumas mudanças no decorrer do tempo, mas permanecem sendo realizados. Um exemplo disso é a prática de levarmos flores para o velório de alguém querido. E como por trás de toda tradição tem uma história, com as flores não seria diferente, certo? Mas você sabe qual seria ela? Pensando nisso, no texto de hoje, resolvemos contar como surgiu o hábito de levar flores para velórios e quais os significados de algumas delas. Continue lendo!

 

Afinal, como surgiu a tradição de levar flores para velório?

O costume de levar flores para velório é muito antigo, não tendo uma data de início exata, mas de acordo com especialistas, existe há, mais ou menos, 15 mil anos. Ainda, segundo eles, antigamente o principal intuito dessa prática era “camuflar” o péssimo odor exalado dos cadáveres em decomposição. Então, era muito comum utilizarem plantas com aromas mais delicados, como hortelã. Além disso, a Coroa de Flores também tem uma longa jornada, tendo vindo da Grécia e da Roma Antiga, era usada como uma figura de vitória em competições e guerras, pois a colocavam na cabeça do vencedor. Assim como também era frequentemente usada para coroar a pessoa que partiu, simbolizando a eternidade.

Porém, atualmente, as flores possuem outra relação com os velórios. Dessa forma,  simbolizam o ciclo da vida com sua beleza, força e fragilidade, além de demonstrarem delicadeza, afeição e respeito por parte de quem as deu.

 

Conheça 8 tipos de flores e seus significados!

  • Rosa Branca:

    A maior parte do significado da rosa branca se deve à sua coloração. Assim, ela representa a paz e a harmonia. Além disso, também lhe são atribuídos outros significados, como amor eterno, pureza, esperança, inocência e lealdade.

 

  • Lírios:

    Os significados dos lírios variam de acordo com as diferentes culturas ao redor do mundo. Mas, principalmente para o ocidente, eles representam zelo, amor eterno, discrição e retorno à inocência. Assim, quando escolhidos na cor branca, são muito utilizados em cerimônias fúnebres de crianças.

 

  • Crisântemos:

    Essa flor é bastante comum em cerimônias fúnebres. Sendo uma das mais resistentes às diferentes temperaturas, ela representa a luz da esperança e a vida completa. Além disso, tem como seus significados a sinceridade,  a simplicidade e a perfeição.

 

  • Saudade:

Também é conhecida como “flor-de-viúva” e quando está em tons mais arroxeados, essa flor representa muito bem a despedida.

 

  • Cravos:

    Essa flor é uma das que mais possui significados de acordo com suas cores. Quando os Cravos são brancos, representam inocência, saudade e amor puro. Já na cor vermelha, eles declararam sua admiração pelo ente querido e em tons mais rosados suas lembranças com a pessoa que partiu.

 

  • Margaridas:

    Esse tipo de flor é um dos mais delicados, transmitindo uma grande sensação de paz e possuindo diversos significados. Assim, tem como seus principais a inocência e a pureza, além de ter forte relação com o sentimento de boas lembranças.

 

  • Copo-de-leite:

    Esse tipo de flor, assim como a rosa branca, está relacionada fortemente com a paz, a inocência, a pureza e a tranquilidade. Além disso, o tubinho amarelo que se encontra em seu centro, chamado “espádice amarela”, é considerado por muitas pessoas como um elo de ligação com o mundo espiritual.

 

  • Rosa Vermelha:

    A rosa vermelha se difere muito da rosa branca, isso porque, com seus tons mais fortes, ela transmite sensações mais passionais, como o amor intenso e a paixão. Dessa forma, é mais comum em homenagens de cônjuges para suas pessoas amadas.

 

Então, você já conhecia os diversos significados dessas flores tão especiais? Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre elas. Não deixe de acompanhar as últimas novidades em nosso Instagram e até a próxima!